Paula Fernandes fala sobre DVD e aparência


 
A cantora de 31 anos grava este fim de semana, em São Paulo, o seu 4º DVD, com repertório do CD 'Amanhecer' e uma nova roupagem visual, dirigida por Raoni Carneiro, que aposta no frescor de uma romântica mais adulta.

Com 31 anos, Paula Fernandes se diz renovada e amadurecida, e o CD "Amanhecer" tenta refletir justamente esse momento. Este fim de semana, ela grava um DVD do disco, em dois shows em São Paulo, e depois segue para shows no Rio e em BH. 

Você disse que o CD é "seu próprio amanhecer". Como você definiria o momento? 
É um momento de mais maturidade. Desde 2009, que foi quando as coisas começaram a acontecer para mim, são conquistas e experiências de vida. Elas me dão preparo para viver esse momento novo. O show retrata bem isso. Estou com mais maturidade e mais leveza. Quanto mais serenas as coisas são, mais leve ficam, com mais frescor. A gente vai investir na questão visual. Nos momentos certos, o cenário terá mais cor. E, em outros, neutraliza, para que eu possa mostrar a minha luz. Optei por looks simples, mas com um toque de sofisticação e de sensualidade, sem ser vulgar, mostrando a mulher que eu sou, que é menina também.

Como é sua preparação? 
Bem intensa. Muitos ensaios, muitas gravações. A preparação física é bem específica para o DVD. Quero estar na melhor forma e passar o meu melhor. É um investimento de vida, praticamente um filho.



Este é seu 4º DVD. O que de novo você busca trazer? 
As mudanças ficarão bem claras. Para que a gente tenha uma maior qualidade, a parte visual é importante. A nova roupagem do show é o grande diferencial. Minha maturidade é demonstrada na minha atitude, na minha performance e no que eu estou cantando. Continuo acreditando em mensagem. Quero levar a mensagem positiva, de emoção. É o grande barato.

Pode adiantar uma surpresa?
Vou gravar alguns sucessos meus repaginados, com novos arranjos, e canções de outras pessoas, que fizeram parte da minha história. São músicas que são importantes, do coração mesmo, para mexer com as pessoas. Esse CD é baseado na realidade, no meu momento novo, de inovar, de trazer frescor, de trazer uma Paula madura, mas sem perder a essência, é claro.

Como vai ser a participação da cantora Sandy no show?
Estou muito feliz de ela ter aceitado o convite. Não só vou poder ouvi-la cantando, como vou cantar com ela. Vai ser um prazer. E teremos ainda o Pablo Lopes. Ele fez uma versão espanhola de uma música minha. Gravou piano e voz, e vai fazer virtualmente no show. Vai ser um dueto muito interessante.

Quais são suas referências?
Sou eclética. Minha raiz é sertaneja. Mas tive acesso a músicas estrangeiras. Isso ajudou na minha personalidade. Gosto de folk, pop, rock e sertanejo de raiz. Para mim, música tem que ter conteúdo.

Como você definiria a sonoridade desse novo CD?
Definiria como um disco de música universal. É eclético. Nunca fui presa a rótulos. Não nego a minha raiz, é minha base, minha referência, mas nunca me reprimi. Tudo tem uma unidade interessante.

Te incomoda ter que ficar respondendo a perguntas sobre sua aparência?
A gente vive na era da imagem. É complexo falar de beleza, porque é uma questão de gosto. Fico feliz de ser uma mulher bonita para alguém, sem depender da quantidade de gente. Sou cantora, compositora, instrumentista. Tenho uma imagem. Ela vem depois de outras coisas importantes para mim, que compõem a minha arte. Acho normal comentarem, porque sou uma pessoa pública, lido bem com isso. Me visto para me agradar. Tenho que sair feliz de casa. Não dá para agradar todos. Nem Jesus agradou, não serei eu a fazer essa evolução. O que questiono são inverdades, não só ligadas a beleza ou figurino. O que sempre sugiro é que as pessoas procurem fontes seguras, como o meu site, e parem de acreditar em tudo. Na era da internet, tem muita informação perdida. Vi montagens minhas com pessoas que eu nunca estive. Fico assustada. Vamos pesquisar.