Análise prévia do DVD (Feita pelo blogueiro André Piunti)

Paula Fernandes gravará seu novo DVD no próximo mês de abril, nos dias 15 e 16 , no Citibank Hall, em São Paulo.
Uma dos únicos nomes femininos a ter chegado ao topo do que a gente imagina sucesso no país, Paula grava seu novo projeto em meio a uma realidade inédita: as mulheres deixaram de ser azaronas e passaram a se tornar apostas no mercado musical mais masculino do Brasil.
Além de toda a atenção que ela gera naturalmente por sua carreira, caiu no gosto da imprensa falar de mulheres e música sertaneja, como é possível ver em repetidas matérias recentes sobre o assunto.
No ano passado, às vésperas do lançamento de “Amanhecer”, estive no “Jeito de Mato”, escritório dela em Belo Horizonte, pra conhecer as músicas novas. Dessa ocasião surgiu a foto abaixo, que compartilhei na época nas redes sociais.
O repertório, hoje já conhecido dos fãs, além do tradicional romântico intimista feito por ela desde o início, há alguns passos testados em outras direções, que talvez seja um dos pontos mais importantes do disco.
Da inclinação pop das duas canções escritas ao lado do carioca Gustavo Fagundes, “Pronta pra você” e “Falar de mim”, até a moda de viola “Água no bico”, trata-se de um álbum que arriscou bem mais que os anteriores, o que é positivo.
O ponto mais interessante de “Amanhecer”, no entanto, chama-se “Piração”, que não por acaso se tornou a atual música de trabalho (o clipe segue ao final do texto).
A música em questão é um batidão, produzida de uma maneira mais à antiga, é verdade, mas ainda assim sem deixar um batidão, formato de música consagrado pela nova geração, com a qual Paula não havia dialogado tão diretamente ainda.
Letra direta, história mais simples e refrão fácil, e mesmo assim com a cara dela.
Com a resposta positiva da música, não é errado imaginar que esse aceno bem sucedido a um universo ainda pouco explorado por ela possa render novas surpresas para o DVD.
A direção do DVD também trará uma novidade que será tema de postagem em breve aqui no blog: a assinatura será de Raoni Carneiro, diretor da Globo responsável, entre outros projetos, pelo especial “Festeja”, que também já foi anunciado como diretor do DVD de Chitãozinho e Xororó com Bruno e Marrone.
Como registro, digo que a melhor música de “Amanhecer” é “Pedaço de Chão”, a última faixa, cantada ao lado de Almir Sater, um estilo de canção que pouca gente tem talento para escrever hoje.
Aliás, essa canção ainda não ter ficado mais conhecida (independentemente de ser trabalhada em rádio ou não), mostra a preguiça de tanta gente que diz trabalhar com música.
Link do clipe Piração:  http://bit.ly/PiracaoPF